SUBIMOS! Atlético-GO vence o Guarani, conta com tropeço de rival e conquista o acesso à Série A do Brasileirão

Gustavo Coutinho comemorando
Foto: Ingryd Oliveira/ACG

Atlético-GO e Guarani se enfrentaram neste sábado (25), às 17h, no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 38ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo, mas marcada por uma vantagem numérica em campo por conta de algumas expulsões, o Dragão pelo placar de 3×0, com gols de Dodô, Gustavo Coutinho e Matheus Peixoto. Com a vitória, o Rubro Negro encerrou sua campanha na Segundona deste ano na 4ª colocação, com 64 pontos, assim conquistando o acesso à Série A de 2024.

Torcida de olho! Atlético-GO descobre ordem, datas e horários de suas partidas do Campeonato Goiano de 2024

PRIMEIRO TEMPO

Contrariando o roteiro de um Atlético-GO se lançando ao ataque e o Guarani só buscando se defender, o embate se iniciou de forma equilibrada, com ambas as equipes buscando oportunidades de gol e ameaçando inaugurarem o placar. Apesar da falta de finalizações significativas, Dragão e Bugre mantiveram esta igualdade até a marca de 30′, quando a primeira expulsão foi registrada; em uma dividida com Matheus Sales, Iago Teles deu um pisão no atleta da casa e, assim, foi mandado para os vestiários mais cedo. Com a vantagem numérica, os comandados de Jair Ventura passaram a dominar as ações ofensivas, assim restringindo o clube paulista à sua área de defesa. O lance que marcou o final da etapa, porém, foi protagonizado aos 46′, quando Alix e João Victor se envolveram em uma confusão, fato que prontificou a expulsão de ambos; com mais estes cartões vermelhos e se mantendo com uma vantagem numérica, o Atlético-GO por pouco não abriu o placar nos acréscimos da etapa, com Pegorari realizando boas defesas para manter o placar intacto.

SEGUNDO TEMPO

Buscando capitalizar diante da vantagem numérica que não havia sido capaz de aproveitar durante o primeiro tempo, o Atlético-GO voltou para a segunda etapa com um ímpeto ofensivo renovado, o qual gerou frutos à equipe goiana, uma vez que os donos da casa enfim inauguraram o placar aos cinco minutos; se aproveitando de um desvio de Baralhas em cobrança de escanteio de Shaylon, Dodô só precisou empurrar de cabeça a redonda para dentro da meta adversária para colocar o Dragão na frente do placar.

A explosão de alegria que tomou o Estádio Antônio Accioly pouco durou, já que dois minutos depois do tento, o Rubro Negro marcou novamente. Aos oito minutos, Dodô foi capaz de encontrar Gustavo Coutinho na área através de um cruzamento, com a bola estando perfeita para o artilheiro da Série B completar de cabeça e ampliar a vantagem dos goianos. A partir disso, o embate foi tomado por um ritmo mais cadenciado, com ambas as equipes dividindo a posse de bola, mas poucas chances sendo concretizadas.

Diante de mais alterações realizadas por ambas as equipes, o jogo adotou de vez um ritmo mais morno, sendo conduzido até sua parte final com poucas finalizações de perigo e chances do placar ser alterado. Com este roteiro, a partida se encaminhou ao seu fim, com o Atlético-GO ainda sendo capaz de anotar um terceiro gol já nos acréscimos, quando Peixoto completou um cruzamento de Bruno Tubarão e fechou o placar da noite goiana em 3×0. A vitória, aliada à derrota do rival Vila Nova em seu duelo contra o ABC, garantiu a última vaga do G4 ao Dragão, que disputará a Série A do ano que vem.