Opinião: Atlético-GO precisa encontrar soluções urgentes para afastar crise

Alberto Valentim
Foto: Divulgação/ACG

Mesmo fazendo um primeiro tempo muito bom, o Dragão não conseguiu parar o Criciúma no segundo tempo e amargou mais uma derrota acachapante, o que não era esperado, já que uma mudança de atitude devido ás críticas por baixo rendimento do time vinha sendo apontado e se esperava uma atitude mais proativa na busca de um resultado positivo; mesmo jogando com um time desfalcado, a derrota não foi bem digerida pelos atleticanos, aliás desfalques não pode ser desculpa para time que quer subir para série A, inclusive o Criciúma estava mais desfalcado que o Atlético, e mesmo assim goleou o Dragão dentro dos seus domínios.

Ao que nos parece, a fraca atuação do time nos últimos jogos não está relacionada apenas com falhas individuais, existe algo mais que não tem funcionado bem. É certo que o maior problema desde o início da temporada é a defesa, uma das piores dessa série B, mas o ataque nos últimos jogos também não tem balançado as redes; e com tantos fatores negativos é certo que a moral do time esteja baixa; será preciso, como diz o técnico e a diretoria, recuperar os jogadores, e para que isso ocorra a melhor fórmula é ganhar, uma vitória convincente no próximo jogo pode trazer de volta a confiança ao time. Mas alertamos, não é só uma vitória que resolverá os problemas do Atlético, será necessário que o técnico Alberto Valentim faça algumas alterações no time, mudar as táticas de jogo e retirar da equipe alguns jogadores que não tem correspondido e com muitas falhas individuais.

O técnico precisa encontrar uma saída para melhorar o time, sobretudo o sistema defensivo. Será que entre os 6 zagueiros que tem no plantel não encontra 2 que possam melhorar essa zaga?, e afirmamos, será necessário encontrá-los pois ainda falta um mês para a janela de julho, e muito provavelmente Valentim não vai poder contar de imediato com esses atletas que chegarão na janela, já que terão que ambientar no clube, melhorar a parte física, entrar em ritmo de jogo, entre outras questões; dessa forma, o técnico vai contar com esses reforços lá pela segunda quinzena de julho, nesse caso, já terão transcorridas 17 ou 18 rodadas, e sem uma boa pontuação nas primeiras 19 rodadas, poderá deixar o time em situação difícil na reta final do campeonato, e a busca por uma vaga entre os 4 primeiros poderá ficar distante.

Uma pontuação, que ao nosso entendimento, seria adequada nessa primeira fase, 19 rodadas, seria entre 27 e 30 pontos, ficando abaixo dessa pontuação, terá que apresentar um desempenho bem superior na reta final, e reta final de campeonato não é fácil, muitos times lutando para subir e outros para não cair, isso acaba elevando o nível da competição.

É preciso um esforço de todos no Atlético, seja do presidente, dos diretores, da comissão técnica e principalmente dos jogadores, estes precisam reconhecer que o rendimento caiu muito nos últimos jogos, precisam abraçar a causa, fortalecer o grupo, e buscar rapidamente o caminho das vitórias; do contrário, o acumulo de resultados negativos e o jejum de vitórias pode gerar uma crise maior e uma situação pior da que o time está pode gerar dispensas de técnico, de jogadores, e se acontece essas situações, dificilmente o clube atingirá o objetivo de volta a série A, pois o tempo já está curto e não há mais espaço para errar. Esperamos que os ajustes sejam feitos e o time volte às vitórias rapidamente e figure entre os primeiros da tabela.

Autor: Ronan Rodrigues de Andrade, 61 anos | Santo Antônio de Goiás-GO

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.