Atlético-GO não aproveita superioridade ofensiva, perde para o lanterna e segue no Z4 da Série A

Atlético-GO x Fortaleza
Foto: Alan Deyvid/ACG

Atlético-GO e Fortaleza se enfrentaram neste domingo (17), no Estádio Antônio Accioly, em partida válida pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação ofensivamente produtiva, porem pecando na precisão, o Dragão se viu derrotado pelo rival cearense pelo magro placar de 1×0, com gol de Moisés. Com o revés, os comandados de Jorginho estacionaram na 18ªcolocação, ostentando 17 pontos.

Atlético-GO é o clube com menos dívidas da elite do futebol brasileiro; confira os números

PRIMEIRO TEMPO

Tendo um início elétrico, a primeira etapa contou com a criação de uma boa chance por parte dos donos da casa logo nos primeiros minutos, quando Churín despontou na área adversária, mas se chocou com o goleiro Fernando Miguel. Após a chegada com perigo, ambas as equipes passaram a priorizar a posse da bola, postura que levou a partida a presenciar posses alternadas e poucas chances sendo criadas. O apoio do torcedor em plena casa do Dragão, porém, se mostrou um fator inflamador do ímpeto ofensivo do Atlético-GO, que passou a ocupar seu campo de ataque mais frequentemente e, com isso, incomodou o arqueiro adversário através de finalizações de Jefferson, Jorginho e Wellington Rato, com Fernando Miguel se mostrando o grande herói do Leão do Pici na etapa. O Fortaleza, por sua vez, demonstrou dificuldades de se organizar e, por isso, pouco arriscou ao gol defendido por Ronaldo.

SEGUNDO TEMPO

Apesar de pouco exigido durante a primeira metade da partida, Ronaldo logo foi acionado na etapa complementar, após uma chegada perigosa do Fortaleza concretizada no primeiro minuto de jogo; após receber uma boa enfiada de bola, Matheus Vargas se viu cara a cara com o arqueiro rubro negro, que impediu a passagem da bola para o fundo da meta. Indisposto a permitir que seu adversário se estabelecesse como a força ofensiva logo no começo do segundo tempo, o Atlético-GO respondeu o esforço do Leão com uma bela jogada de Wellington Rato, que chapelou o adversário e carimbou o travessão na hora da finalização.

No melhor estilo “toma lá, da cá”, o Fortaleza voltou a ameaçar inaugurar o placar da noite goiana aos 19′, quando Romero aproveitou uma sobra de bola e, mais uma vez, forçou uma defesa do arqueiro rubro negro. A finalização, apesar de impedida por Ronaldo, aparentou servir de premonição para o que estava por vir, já que, nove minutos depois, Moisés aproveitou um contra-ataque para finalizar no canto da meta dos donos da casa e, assim, alterar o placar a favor dos visitantes.

O tento aparentou desanimar os donos da casa, que diminuíram o ritmo de seu jogo, mas com os comandados de Jorginho ainda se mantendo em busca de espaços a serem explorados na defesa cearense. Desta forma, aos 42′, o meia Jorginho viu a abertura para realizar um bom chute, mas que se encaminhou somente à rede do lado de fora. A oportunidade se mostrou a última do tipo para o Dragão, que mesmo diante de uma pressão tardia na partida, não foi capaz de converter o tento de empate; desta forma, o Rubro Negro consagrou seu quarto jogo sem vitória na competição.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 0x1 Fortaleza

Estádio: Antônio Accioly, Goiânia, Goiás

Gols: Moisés (FOR – 28’/2T)

Atlético-GO: Ronaldo, Dudu (Lucas Lima), Wanderson, Edson, Jefferson, Baralhas (Léo Pereira), Marlon Freitas, Jorginho, Airton (Shaylon), Churín (Luiz Fernando) e Wellington Rato.

Fortaleza: Fernando Miguel, Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi, Lucas Crispim (Habraão), Ronald, Hércules (Matheus Vargas), Lucas Lima (Matheus Jussa), Juninho Capixaba, Silvio Romero (Robson) e Romarinho (Moisés).

Cartões amarelos: Wellington Rato (ACG)